Juvêncio & Celante Advogados
about

Trabalhista

O Escritório Juvêncio e Celante Advogados é especializado no atendimento do trabalhador, possuindo amplo conhecimento da legislação especifica para melhor defender os interesses dos empregados nos mais variados direitos previstos na legislação trabalhista, tais como:

  • Reconhecimento de Vínculo Empregatício
  • Horas extras
  • Adicionais de Insalubridade e Periculosidade
  • Dissídios
  • Benefícios previstos em Convenções ou Acordos Coletivos
  • Acidente do Trabalho
  • Assédio Moral e Sexual
  • Indenizações
  • Rescisão Indireta
  • Reversão de Demissão por Justa Causa
  • Reintegração ao Emprego
  • Licença Maternidade e Paternidade

Nossas Especialidades

Somos especialista em assuntos que envolvam o exercício de cargo de confiança, bancários e trabalhador externo.

Cargo de Confiança

Abrir Fechar

Atuamos de maneira estratégia na defesa de trabalhadores ocupantes de cargos médio e alto escalão de grandes empresas e instituições bancárias, tais como supervisores, Encarregados, Coordenadores e Gerentes.
Isso porque muitos trabalhadores são erroneamente enquadrados como exercentes de “cargo de confiança”, suprindo-lhe o direito às horas-extras trabalhadas, ainda que estes não preencham todos os requisitos para tal caracterização. Sabe-se que empregados nessas funções realizam uma jornada exaustiva, e em razão disso muitos trabalhadores são indevidamente enquadrados como exercentes de cargo de confiança.
Conforme entendimento da CLT, bem como do Tribunal Superior do Trabalho – TST, para que o trabalhador seja enquadrado como “cargo de confiança”, é necessário que o mesmo ocupe função de gestão, perante toda a empresa ou em seu departamento, sendo dispensado de controle de jornada, possuindo subordinados, recebendo salário 40% maior em relação aos colegas de trabalho e ainda realizando tarefas sem necessidade de qualquer aprovação posto que se pressupõe a ausência de superiores.
Para que realmente se caracterize o “cargo de confiança” este tipo de trabalhador precisa possuir poderes de fato, tais como: admitir, demitir, aplicar advertências e afins aos subordinados sem qualquer ciência ou autorização superior, e ainda não estar subordinado a nenhum controle de jornada, não precisando justificar atrasos, saídas, nem mesmo entregar atestados, afinal detém poderes de como empregador fosse.
Diante disto, o Tribunal Superior do Trabalho mantém o firme entendimento de que “a mera nomenclatura do cargo não é suficiente ao enquadramento do empregado na exceção do art. 62 da CLT, sendo imprescindível a efetiva comprovação dos requisitos inerentes à função de confiança”.

Trabalhador Externo

Abrir Fechar

Somos especialistas na defesa dos direitos de trabalhadores externos, tais como vendedores, entregadores, representantes comerciais, motoristas e merchandising. Atuamos na cobrança dos mais variados direitos, tais como horas extras, intervalos não cumpridos, dissídios, benefícios da categoria, dentre outros.
Ainda, é importante mencionar que é entendimento pacificado pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST que o empregado somente pode ser caracterizado como externo sem pagamento de hora extra (exceção do art. 62, I da CLT), mediante a impossibilidade de controle de jornada.
Porém, sabe-se que hoje existem inúmeras formas de controlar o horário do trabalhador, ainda que este realize atividades fora da empresa, alguns exemplos são: aplicativo de celular com geolocalização, GPS no veículo da empresa, grupos de Whatsapp, roteiros, ou mesmo a necessidade de comparecer à empresa no início e no fim do dia.
Assim, atuamos de forma estratégica de modo a defender os mais variados direitos previstos para a categoria profissional e já amplamente reconhecidos nos Tribunais.

Bancário

Abrir Fechar

Nosso escritório também é referência na representação e defesa de direitos e dos trabalhadores bancários. 
Contamos com vasta experiência e especialização na defesa dos trabalhadores bancários, dos mais variados cargos e ramos de atuação, desde a linha de frente dentro de agências bancárias (Agentes, Assistentes, Gerentes, Tesoureiros) até mesmo aqueles atuantes em setores internos administrativos e de tecnologia (Analistas, Especialistas, Coordenadores, dentre outros).
Somo atuantes na defesa dos mais variados direitos dos trabalhadores bancários, tais quais a garantia de salários justos, condições seguras de trabalho, liberdade contra discriminação e assédio, dentre outros.
Toda a nossa equipe tem orgulho de defender os direitos dos trabalhadores bancários e ajudá-los a obter justiça e tratamento justo no local de trabalho!